MQC

O que é mindfulness e como praticá-lo no dia a dia

Dicas
Por: Cláudia Moreno
date_range 29/06/2023
chat_bubble 0

Nos últimos tempos esta palavra tem aparecido bastante na mídia, já que o interesse científico e popular tem aumentado. Mas, você sabe o que significa? O significado de mindfulness ou atenção plena é: “um tipo de meditação que promove o bem-estar interior, pode ser definido como a capacidade humana de estar totalmente presente”. 

Este tipo de prática tem suas origens no budismo, a qual possibilita que o indivíduo preste mais atenção à experiência real, sem julgamentos e nem filtros. Por sua vez, isto seria um passo fundamental para a libertação do sofrimento humano. 

Os benefícios deste tipo de meditação podem ser observados em diferentes âmbitos da vida, já seja no trabalho, convívio social ou até mesmo ajudando a proporcionar autoconhecimento. Assim como também, melhora a insônia, a sensação de dor, o sistema imunológico, controla crises de ansiedade, entre outros. 

Como vemos, realmente se trata de uma prática simples que pode mudar nossa rotina completamente. Quer saber um pouco mais? Então continue lendo e aprenda como praticar mindfulness no dia a dia. 

Como a prática do mindfulness pode melhorar sua saúde mental

Certamente esta prática tem se tornado já praticamente um estilo de vida o qual se baseia no momento presente, na consciência e na atenção. Mesmo sendo uma prática ancestral, ainda continua muito atual devido a todas as melhorias que podem ser observadas na saúde do ser humano, principalmente na mental. 

Ao incluir as práticas na rotina diária, o estresse e a ansiedade podem diminuir. Bem como, aumenta a memória e a atenção, além de promover o autoconhecimento e a empatia. Até mesmo ajudar pacientes que padecem com depressão. Tudo isto ocorre, já que a meditação ajuda o cérebro a lidar melhor com o mundo super estimulante e evitar as distrações. 

Benefícios do mindfulness para a qualidade do sono

Quem padece de insônia normalmente acorda com sensação de ter dormido mal. E isto se deve em boa parte a qualidade do sono, a qual pode ser influenciada por diversos fatores, tais como: alimentação, uso de estimulantes como a cafeína, ansiedade, depressão, estresse crônico, prática de atividade física, entre outros. 

Sendo assim, os exercícios de mindfulness são excelentes para melhorar a qualidade do sono, principalmente para quem sofre de insônia crônica. Estudos afirmam que os mesmos têm efeitos positivos em pacientes que têm dificuldade para dormir. A prática regular faz com que o indivíduo demore menos tempo em pegar no sono, e por consequência, permaneça mais tempo efetivamente dormindo. 

Isto possibilita permanecer dormindo por períodos mais prolongados com qualidade e sem interrupções. 

Como incorporar a prática do mindfulness na rotina diária

Agora que já conhece um pouco mais sobre esta prática ancestral, veja a continuação como incorporar a mesma na sua rotina diária:

  • Vá para um espaço tranquilo: Sente-se em uma almofada ou cadeira, porém não é necessário que fique rígido. Logo, deixe os ombros e a cabeça descansar confortavelmente, e coloque as mãos em cima das pernas com os braços ao seu lado. 
  • Feche os olhos: Neste momento, respire fundo e relaxe. Sinta todo o processo da respiração, como o calor sai e o ar fresco entrar. Não tente controlar sua respiração, deixe que siga seu fluxo natural.
  • Os pensamentos vão tentar desviar a atenção da respiração: Caso os pensamentos te atormentem, não os julgue, somente os observe. Mantenha o foco em sua respiração. Se desejar, pode contar suas respirações para manter o foco. 
  • Prática diária: Não precisa de muito tempo caso sua rotina seja muito corrida. 10 minutos por dia já ajudam bastante, porém o mais indicado é realizar o exercício por 20 minutos e assim tirar o máximo de proveito. 

O que lhe pareceu o post de hoje? Que tal pararmos de fazer tudo no automático? Agora que já conhece melhor a técnica, ponha-a em prática e melhore sua qualidade de vida. E o melhor de tudo, para praticar a atenção plena não precisamos gastar dinheiro, basta estar consciente do momento presente. Então, tire um tempo do seu dia para sentar e meditar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *