MQC

A importância da variedade na dieta

Dicas
Por: Cláudia Moreno
date_range 07/07/2023
chat_bubble 0

Incluir uma dieta variada e balanceada em nossa rotina com certeza traz muitos benefícios, entre eles podemos citar: protege contra doenças infecciosas, previne as deficiências nutricionais, e com toda certeza, favorece nossa saúde

Muitas doenças crônicas, como por exemplo, diabetes, acidente vascular cerebral, hipertensão, alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares, podem ser muitas vezes evitadas se a pessoa tiver uma alimentação saudável. 

Por isso, é tão importante ter uma dieta variada, onde possam ser contemplados todos os grupos de alimentos, sempre diversificando em cada um. Ao evitarmos a monotonia, podemos ter acesso a todos os nutrientes que necessitamos para alcançar uma alimentação equilibrada. 

E para te ajudar a alcançar uma dieta mais variada, no post de hoje separei alguns conselhos que te serão de muita utilidade. Saiba mais! 

Experimente novos alimentos para manter a sua dieta interessante

Não sei você, mas às vezes eu enjoo de comer sempre a mesma coisa. O bom que no mercado temos a nossa disposição uma variedade enorme de alimentos saudáveis, os quais podemos estar variando e assim fazer com que nossa dieta não fique sempre a mesma coisa. 

Ao mesmo tempo, a variedade evita a monotonia e proporciona o consumo de diferentes nutrientes. Por isso, sempre temos que estar abertos a querer experimentar novos alimentos saudáveis. Não podemos ter medo de inovar!

Para que sua dieta diária possa se tornar mais interessante, é preciso ter criatividade na hora de preparar os alimentos. Que tal experimentar a união de novos ingredientes? Também pode variar nos complementos e acompanhamentos. 

Sendo assim, é possível descobrir uma infinidade de alternativas saudáveis e com certeza bem deliciosas que te ajudarão a incrementar seu cardápio. 

Coma uma variedade de alimentos de diferentes grupos alimentares para obter todos os nutrientes que você precisa

Como bem foi dito no início do post, para consumir todos os nutrientes necessários é preciso que nossas refeições contemplem todos os grupos de alimentos. E para te auxiliar nesta tarefa, separei por grupos os alimentos essenciais para que você possa ter um cardápio mais variado na sua rotina diária. 

Frutas, verduras e legumes

Este tipo de alimentos devem ser consumidos diariamente, já que são fontes de fibra, minerais e vitaminas. Os mesmos devem ser consumidos de preferência de forma natural. Veja alguns exemplos:

Frutas: ameixa, banana, caqui, maçã, mamão, uva, pêra, tangerina, kiwi.

Verduras: Almeirão, rúcula, alface, espinafre, repolho, alho-poró.

Legumes: Abóbora, chuchu, beterraba, berinjela, tomate, pepino, inhame, nabo, gengibre.

Vegetais ricos em proteínas 

Estes alimentos são fontes de fibra alimentar, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e outros minerais. Neste caso, cereais integrais, feijões, sementes e castanhas, são ótimas opções para incluir nas suas refeições. 

Carboidratos

Os carboidratos contêm vitaminas, proteínas, minerais e são fonte de fibras alimentares. Entre eles podemos citar: arroz, trigo, milho, massas, batata, mandioca.

Alimentos de origem animal 

Para completar sua alimentação, é possível incluir nos seus pratos pequenas quantidades de carne de boi, porco, aves, peixe, ovos, queijo, leite e iogurte. Todos estes alimentos são fontes de ferro, vitamina B12 e cálcio. 

Planeje suas refeições com antecedência para incluir uma variedade de alimentos

Quando fazemos um planejamento das refeições, fica muito mais fácil incluir uma maior variedade de alimentos, e até mesmo economizar dinheiro e tempo

Já pensou em fazer cardápios semanais? Pois é, esta é uma maneira simples de organizar suas refeições, como também ajuda a cozinhar mais rápido. Ao mesmo tempo te possibilita ter pratos mais nutritivos em sua mesa e te auxilia na hora de fazer as compras, evitando de maneira direta o desperdício. 

Lembrando que para elaborar um cardápio saudável é preciso ter organização e disciplina. Sendo assim, confira a seguir algumas dicas que podem te auxiliar:

  • A primeira coisa é definir para quantas pessoas você vai cozinhar diariamente. Assim, poderá saber com precisão a quantidade dos ingredientes que precisará comprar.
  • Avalie quanto tempo tem disponível para cozinhar. Este ponto é importante já que depende da situação. Se sua rotina é mais puxada, pelo menos no horário do almoço, deve optar por receitas mais simples de fazer. 
  • Já tendo definido os pontos acima, chega a hora de montar o cardápio e usar a criatividade. Para isto, pode utilizar blogs de culinária ou até mesmo aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa. 
  • Agora elabore o cardápio da semana. Numa tabela, escreva os dias das semanas e os horários. Em cada quadrado anote a receita que escolheu para cada momento. Logo é só colocar num lugar visível! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *