MQC

Desafios da maternidade na atualidade

Dicas
Por: Cláudia Moreno
date_range 21/07/2023
chat_bubble 0

Ser mãe é o sonho de muitas mulheres; quando um bebê está a caminho há uma movimentação em toda a família. Parentes e amigos acabam se envolvendo nos preparativos para a chegada de um novo integrante.

De fato, este momento é mágico e deve ser vivenciado com toda emoção e amor. Mas, a maternidade também deve ser entendida, principalmente pelas mamães, como algo que exige dedicação,cuidado e renúncia de diversas atividades em prol do bebê.

É exatamente nesse ponto que mulheres passam a compreender a maternidade como um grande desafio. Se em tempos antigos havia grandes questões a serem enfrentadas, na atualidade as mães precisam aprender a lidar com vários obstáculos que envolvem a realidade.

A falta de apoio emocional durante a gravidez

Quem já engravidou sabe o quanto a mulher fica mais sensível emocionalmente devido, não somente às alterações hormonais, mas também por conta de uma fase onde há preocupação constante com a saúde do bebê, ansiedade em relação ao momento do parto, dentre diversos sentimentos novos, todos ao mesmo tempo.

Infelizmente muitas gestantes não têm apoio médico, dos amigos e até mesmo da própria família ao lidarem com seus medos e preocupações: muitos mantêm o foco apenas no bebê que está para chegar e se esquecem que a gestante também precisa de todo o apoio emocional durante a gravidez e nesse universo chamado maternidade.

O apoio dos médicos deve ser apresentar à gestante todos os cuidados que a mesma precisa adotar em relação a saúde, esclarecer dúvidas e mostrar a gravidez como algo bonito e tranquilo.

Por outro lado, os familiares podem prestar apoio através de boas conversas com a futura mamãe e do auxílio psicológico quando necessário.

O impacto financeiro da maternidade

A questão financeira também é outro impacto significativo da maternidade. Realmente há muitos gastos e despesas com hospitais, remédios, produtinhos de higiene e muito mais.

Nem sempre as mamães estão preparadas para isso, mas se você engravidou saiba que é preciso administrar bem as finanças para garantir ao menos o básico que seu bebê vai precisar.

Se você não tem uma boa condição financeira, não exite em procurar ajuda, evite comprar coisinhas desnecessárias e foque no que o seu bebê vai necessitar de verdade.

Depois quando o bebê crescer mais um pouco você pode comprar enfeites de decoração e investir em outras coisas.

Viva a maternidade com consciência e cuidado em relação às finanças para não criar dívidas ou até mesmo deixar o seu bebê sem os cuidados básicos iniciais que são os mais importantes.

Como enfrentar a pressão da sociedade sobre a maternidade

Para quem está distante desse universo, pode até pensar que é exagero dizer que há pressão e tudo mais. Porém isso não é verdade! 

Muitas mulheres sofrem com a pressão da sociedade através de vários aspectos; é imposto um padrão em relação ao corpo feminino após o parto, não há um apoio emocional para a mulher que nessa fase se encontra super cansada por conta da entrega aos cuidados com o bebê, há muitos palpites e críticas ao redor da mamãe.

A sociedade por vezes não entende a maternidade como um mundo onde até mesmo a própria mãe também está aprendendo a lidar com essa realidade.

Então, às vezes é esperado certas atitudes das mulheres como se tivessem o dever de saber lidar com eficiência sobre todos os problemas da maternidade, mas não é bem assim.

A mulher que está vivenciando a maternidade precisa ser abraçada e ouvida. Ela precisa ter espaço para demonstrar sem receio seus medos, inseguranças e frustrações. Isso porque a maternidade traz coisas lindas, mas também muitos desafios.

Se você está gostando do assunto veja A importância do autocuidado para as mães Dessa forma, você vai se aprofundar ainda mais e aprender tudo sobre a maternidade.

Veja nossos artigos sobre maternidade: Estou grávida, e agora? Conheça os primeiros cuidados

Perigos da pressão alta na gravidez

A importância da paternidade para o desenvolvimento social dos filhos

Maternidade: lidando com os desafios e aproveitando as alegrias da maternidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *