MQC

A importância da paternidade para o desenvolvimento social dos filhos

Dicas
Por: Cláudia Moreno
date_range 14/07/2023
chat_bubble 0

Quando se trata de criar os filhos, muitas pessoas ainda acreditam que somente a mãe cumpre um papel fundamental na criação. No entanto, o pai também tem um papel importantíssimo na educação da criança. Além disso, a interação entre pai e filho joga um papel decisivo para o desenvolvimento social e cognitivo, facilitando a capacidade de aprendizagem e a integração da criança na sociedade. 

Do mesmo modo, quando há uma paternidade ativa, o pai se envolve nos cuidados diários e consegue ter uma relação mais afetuosa e próxima com os filhos. Isto ajuda de maneira direta a criança ter mais habilidades sociais. 

Por isso, é tão importante que esse laço entre pai e filhos se crie desde o nascimento do bebê, onde a figura paterna sempre esteja presente e não somente funcionando como provedor do sustento da casa.

Sendo assim, a continuação, no post de hoje iremos aprofundar um pouco mais sobre como a paternidade pode influenciar no desenvolvimento social dos filhos. Continue lendo e aprenda mais! 

Como a presença do pai afeta o desenvolvimento social dos filhos

Certamente a presença paterna é uma parte essencial da formação de todo indivíduo. Vale a pena destacar, que ao referirmos a presença paterna, não diz respeito somente ao pai biológico, mas sim a uma figura que represente o pai e exerça a função de orientar, educar e compartilhar suas experiências. E em função das mudanças na estrutura familiar, este papel pode ser muito bem desempenhado por um tio, padrasto ou algum familiar próximo. 

Logo, a paternidade cumpre um papel fundamental na educação e desenvolvimento social das crianças. Enquanto a mãe representa uma figura que protege, cuida e acolhe, o pai tem o rol de orientar os filhos sobre direitos, justiça, limites, regras e obrigações. Claro que ambas partes podem cumprir muito bem ambos papéis, tornando assim mais fácil a função de criar indivíduos autoconfiantes e seguros, socialmente estáveis e preparados para enfrentar as dificuldades da vida. 

O papel dos pais na formação de valores e crenças dos filhos

A infância é uma fase muito importante para o desenvolvimento das crianças, já que aprendem a se relacionar socialmente, a se comportar, etc. Neste período também ocorre a formação do caráter, e neste aspecto os pais exercem uma função essencial em todo este processo, o qual acontece desde os primeiros anos de vida. 

Nesta etapa, é quando os mais pequenos aprendem a distinguir o que está certo e errado, como também conhecer os valores morais, e desenvolvem princípios e crenças. 

Por isso, os pais devem ser cautelosos nessa fase, já que as crianças copiam o comportamento das pessoas que estão ao seu redor. Sendo assim, é possível ensinar valores que no futuro irão contribuir para a criação de relacionamentos saudáveis com outras pessoas, respeitando sempre as diferenças, direitos e valores. 

Como a paternidade afeta a capacidade dos filhos de se relacionarem com outras pessoas

Não podemos deixar de mencionar que a casa é o primeiro contato que a criança tem com o mundo, e como isto se desenvolve irá influenciar em suas relações com outras pessoas. 

Sendo assim, graças a este meio, a criança conhece diferentes grupos sociais, interage com a sociedade, e por consequência, vai moldando sua personalidade. 

Como também, graças a presença paterna, a criança consegue criar com mais facilidade suas próprias percepções e ideias sobre o mundo. Todo este processo é essencial para a formação da personalidade. 

Portanto, quanto maior for a presença paterna, maior será a contribuição para que os filhos possam ter um comportamento saudável em qualquer lugar, onde estejam presentes familiares ou pessoas desconhecidas.

Vamos deixar aqui uma sugestão de livro do Marcos Piangers – O Papai é Pop que você encontra no site dele: piangers.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *