MQC

Estou grávida, e agora? Conheça os primeiros cuidados

Dicas
Por: Cláudia Moreno
date_range 20/07/2023
chat_bubble 0

Descobrir que um bebê está a caminho é um momento único e cheio de emoções na vida de qualquer mulher. São tantos sentimentos encontrados: medo, angústia, aflição, surpresa e claro, alegria. E com certeza a primeira coisa que vem na sua cabeça é: e agora, por onde devo começar? Uma coisa sim é segura, a partir deste momento há uma nova  vida crescendo dentro de você e nada mais será como antes. 

Seus interesses irão mudar e este pequeno ser que está por chegar dependerá totalmente de você. Sempre é bom que a gravidez seja planejada com antecedência e assim adquirir alguns hábitos. Assim como também realizar exames ginecológicos, de sangue e urina, tudo para avaliar como está a saúde da futura grávida. 

Mas não se preocupe se a gravidez te pegou de surpresa, será uma benção da mesma maneira. Então não há motivos de preocupação, já que no pré-natal serão tomados todos os cuidados necessários para garantir sua saúde e a do bebê. 

Os primeiros cuidados na gravidez são bem importantes, e farão toda a diferença para ter uma gestação saudável e que o bebê se desenvolva bem. 

Se você é mamãe de primeira viagem e se sente um pouco perdida, não se preocupe. No post de hoje você aprenderá os primeiros cuidados fundamentais que serão de muita utilidade para você. Continue lendo! 

Iniciar o pré-natal

A primeira coisa a ser feita antes de mais nada, é procurar um especialista de confiança e iniciar de imediato o pré-natal. É de extrema importância que toda mulher grávida, tenha um controle pré-natal adequado durante todo o período de gestação. 

O mais indicado é fazer uma consulta por mês, sendo que o próprio Ministério de Saúde recomenda que sejam no mínimo seis consultas durante as 40 semanas de gravidez. Claro que tudo pode variar de acordo com a condição clínica da grávida e as orientações que o médico faça. 

Lembre-se, fazer um pré-natal adequado é importante para a prevenção e detecção precoce de qualquer patologia tanto da mãe quanto do feto, permitindo assim um desenvolvimento saudável do bebê. E ao mesmo tempo evitará os riscos possíveis para a gestante.  

Realizar exames

Já logo na primeira consulta, o médico solicita uma bateria de exames para a grávida. Todos com o intuito de avaliar a saúde geral da mulher e identificar algum possível risco para a evolução da gestação.

Junto com os exames, o médico também avalia o histórico de saúde, juntamente com os de seus familiares. 

Os exames são parte fundamental dos cuidados na gravidez. Entre os principais exames solicitados estão:

  • Hemograma completo;
  • Rubéola;
  • Grupo sanguíneo e fator Rh;
  • Hepatite B e C;
  • Urina;
  • Glicemia em jejum;
  • Fezes;
  • VDRL;
  • ELISA anti-HIV
  • Ultrassom;
  • Cardiotocografia;
  • Sífilis 

Estes são apenas alguns dos que o médico irá indicar realizar no primeiro mês de gestação. Logo, mensalmente, serão realizados apenas exames de sangue de rotina e urina. 

Realizar a primeira ultrassonografia

Este sem dúvida alguma é um dos momentos mais esperados pela mulher, e ao mesmo tempo um dos primeiros cuidados na gestação. 

Após a confirmação da gravidez, geralmente é feito entre a sexta e a oitava semana, podendo ser efetuado por via intravaginal ou transvaginal. 

O objetivo principal neste momento é visualizar o embrião, assim como a presença de batimentos cardíacos do feto e o saco gestacional. 

Também é importante observar os ovários e o colo do útero da gestante. 

Este sem dúvida alguma é um dos momentos mais emocionantes, já que a futura mamãe conseguirá escutar os batimentos cardíacos do bebê pela primeira vez. 

Cuidar da alimentação

Uma alimentação adequada durante a gestação é de vital importância. A gestante pode continuar se alimentando como de costume, porém deve adquirir alguns novos hábitos tais como incluir mais frutas e verduras em suas refeições. Este tipo de alimentos são ricos em ferro, cálcio e ácido fólico.

Como também deve evitar certas comidas, sobretudo aquelas que contenham excesso de gordura e açúcar, tais como: hambúrguer, biscoito, bolo, pães doces, refrigerantes e sobremesas. 

Sabemos que nos primeiros três meses, devido a enjoos e náuseas, fica um pouco complicado levar a cabo uma alimentação correta, mas deve insistir e aos poucos estes sintomas irão passar.  

E não está demais falar, que caso seja fumadora, elimine o cigarro, assim como a ingestão de álcool também. Tudo isto pode causar danos graves a seu bebê. 

Como pode ver, os primeiros cuidados na gravidez não são coisa do outro mundo, porém farão uma grande diferença no desenvolvimento do bebê. E lembre-se, diante de qualquer dúvida consulte seu médico.

Veja nossos artigos sobre maternidade: A importância do autocuidado para as mães

Perigos da pressão alta na gravidez

A importância da paternidade para o desenvolvimento social dos filhos

Maternidade: lidando com os desafios e aproveitando as alegrias da maternidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *