MQC

Perigos da pressão alta na gravidez

Dicas
Por: Cláudia Moreno
date_range 18/07/2023
chat_bubble 0

A chegada de um bebê em nossas vidas pode nos pegar de surpresa, e mais ainda quando não foi planejado. Já logo nas primeiras semanas de gestação a mulher começa a sentir os primeiros sintomas que indicam que está grávida. E acredite, agora até existem aplicativos de teste de gravidez grátis. Estes apps nos ajudam a descobrir se o que realmente estamos sentindo se deve a gravidez. 

Após confirmar do resultado, começam tantas dúvidas e inquietudes em nossa cabeça, que não sabemos nem por onde começar. E não é para menos, já que durante a gestação, a mulher começa a sofrer uma série de mudanças físicas e hormonais no corpo. E entre essas tantas mudanças pode aparecer a pressão alta na gravidez, que requer um maior cuidado e assim evitar complicações indesejadas para a saúde da futura mãe e do bebê. Entre elas, podemos citar: Pré-eclâmpsia, risco de parto prematuro, aborto, entre outros.  

Este é um assunto que às vezes é pouco tratado, por isso no post de hoje abordaremos um pouco mais o tema. Continue lendo e conheça os perigos da pressão alta na gravidez. 

Risco de Pré-eclâmpsia 

A Pré-eclâmpsia é um dos perigos da pressão alta na gravidez, a qual é bem temida pelas pacientes e médicos. A mesma ocorre quando a hipertensão, doença esta na qual a pessoa tem frequentemente a pressão alta e se diagnostica desta maneira, aparece depois da 20ª semana de gravidez, e em alguns casos pode estar associada à perda de proteínas pela urina. Caso a gestante tenha problemas nos rins, sistema nervoso central e fígado também pode aparecer.

Esta doença pode causar convulsões, coma e até mesmo a morte da mulher e do bebê. 

Risco de parto prematuro 

Se estima que grande parte dos partos prematuros se devem à pressão alta na gravidez. Isto se deve a que a hipertensão faz com que ocorra um envelhecimento precoce da placenta impedindo assim a passagem de nutrientes para o bebê. 

Estudos confirmam que quanto mais alta estiver a pressão arterial da grávida maior será o risco de ter parto prematuro. 

Risco de complicações no parto

Em casos de gestantes com pressão alta agravada, na maioria dos casos é necessário antecipar o parto, e muitas vezes é necessário praticar uma cesárea. Isto se deve a que a hipertensão na gestação está associada a um menor  transporte de nutrientes e oxigênio, o que prejudica muito a saúde do bebê. 

Sendo assim, para evitar complicações no parto, deve ser feita a cesárea. Vale a pena ressaltar que a taxa de cesariana é muito maior em grávidas com hipertensão do que grávidas que não têm esta patologia. 

Risco de aborto

Qualquer mulher pode correr o risco de aborto durante a gestação e muitas vezes pode ser desconhecido os motivos. Porém, devido a inflamação e comprometimentos dos vasos sanguíneos devido a hipertensão, as gestantes correm um alto risco de acontecer um aborto espontaneo. Assim como também, de sofrer doenças cardiovasculares. 

Risco de problemas cardíacos no bebê

Devido a hipertensão durante a gravidez, o bebê pode apresentar retardo no crescimento, displasia bronco pulmonar e até mesmo problemas cardíacos. Isto ocorre já que a pressão alta durante a gestação diminui de maneira expressiva o fluxo de sangue para o bebê. 

Alimente-se de forma saudável

No período de gestação é importante adquirir bons hábitos alimentares, incluído em suas refeições verduras, legumes e frutas, como também é importante evitar alimentos processados. 

Uma alimentação adequada fornecerá ao bebê os nutrientes que ele precisa para seu adequado desenvolvimento e ao mesmo tempo evitará riscos e doenças na gravidez. Consulte com seu obstetra ou com um nutricionista quais são os alimentos mais indicados para este propósito.  

Exercite-se de forma regular

Outra maneira de evitar riscos na grávidez é praticar alguma atividade física com regularidade. Além de propiciardiversos benefícios, os principais são: 

  • Melhora a circulação sanguínea; 
  • Diminui as câimbras; 
  • Fortalece a musculatura abdominal; 
  • Reduz o inchaço; 
  • Melhora a postura corporal;
  • Ajuda na recuperação pós-parto em menos tempo. 

Sempre antes de começar qualquer atividade física, consulte primeiro com seu médico. Ele lhe indicará se está apta e quais são os melhores exercícios para gestantes.

Controle seu peso

Estudos apontam que controlar o peso durante a gestação é uma maneira de evitar complicações nesse período, tais como: pressão alta, diabetes gestacional, evitar que o bebê nasça com sobrepeso, entre outros. 

Para levar isto a cabo, tenha uma alimentação equilibrada e não se esqueça de realizar alguma atividade física regular.

Veja nossos artigos relacionados: Maternidade: lidando com os desafios e aproveitando as alegrias da maternidade

A importância da paternidade para o desenvolvimento social dos filhos

Como encontrar tempo para se exercitar durante o dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *