MQC

O pai como modelo de comportamento para os filhos

Dicas
Por: Cláudia Moreno
date_range 25/07/2023
chat_bubble 0

É de conhecimento geral que os pais devem participar de maneira ativa na criação dos filhos. Porém, infelizmente, isso muitas vezes fica somente na teoria, já muitas mães asseguram que na maioria dos casos isso não acontece. Muitos homens não acompanham as mulheres nas consultas pré-natais, e nem nos exames de ultrassom. Sendo que a participação paterna deve começar desde que o bebê está na barriga da mãe, acompanhando assim todo seu desenvolvimento. 

Isto porque o pai assim como a mãe tem um papel importantíssimo no desenvolvimento dos pequenos. Desde que o bebê nasce, o pai deve estar presente, se tornando uma referência para a criança, em outras palavras, alguém em que ele possa se espelhar.

Por isso os pais têm que ter muito cuidado e responsabilidade ao se comportarem tanto dentro de casa quanto na rua, já que as crianças absorvem tudo o que escutam e veem, reproduzindo logo achando que se trata de algo correto. 

E no post de hoje veremos como o modelo de comportamento do pai pode influenciar os filhos. Veja a continuação!

Como os filhos aprendem com o exemplo do pai

A paternidade certamente é uma tarefa árdua de todos os dias, é um esforço contínuo para educar e fazer com que a criança cresça e se torne uma pessoa de bem. Sendo assim, a figura paterna se torna um ponto de referência, um exemplo a seguir. 

Com o passar dos anos, a criança se tornará um jovem e depois um adulto, o qual de maneira consciente ou não, irá imitar as condutas da figura paterna. E sem dúvida alguma, a etapa da infância e da adolescência é que mais está carregada de desafios para a educação dos pais. É neste período da vida que os mais pequenos começam a forjar os que poderão ser seus futuros princípios e valores. 

Sendo assim, lembre-se que seu filho sempre prestará mais atenção no que você faz e da maneira que se comporta, do que nos conselhos que você possa dar. “O exemplo vale mais do que mil palavras”

A importância do pai na transmissão de valores e ética aos filhos

Caso você não saiba, a formação do caráter dos filhos começa desde cedo, já nos primeiros meses de vida dos pequenos. Neste aspecto, a família tem um papel importantíssimo nesse processo. E no caso da figura paterna, o mesmo tem a responsabilidade de criar indivíduos de bem para que convivam da maneira mais correta dentro da sociedade. 

Lembrando, que durante a primeira infância a criança passa pela etapa mais importante de aprendizagem. No ambiente familiar começa a descobrir o que é certo e errado. Como também, começa a ter contato com crenças e valores. 

Nessa fase, os pais transmitem os valores importantes, os quais posteriormente faz com que as crianças estabeleçam seus próprios conceitos e ideias sobre o mundo que está ao seu redor. Tudo isto é parte fundamental para a formação do caráter. 

Como o pai pode influenciar as escolhas e comportamentos dos filhos

De maneira geral, normalmente as crianças costumam se espelhar nos pais, tanto na personalidade, caráter, comportamentos e atitudes. Algumas vezes são motivados pelo contexto que os rodeia, seguindo os passos profissionais por afinidade, ou até mesmo por sentir orgulho da atividade que os pais desenvolvem. 

Assim como também, uma criança que teve um bom relacionamento dentro de casa, tomará decisões e fará melhores escolhas na fase adulta. Tudo se deve a que de maneira direta irá simplesmente reproduzir padrões com os quais já está acostumado. 
Por isso, a responsabilidade dos pais na educação das crianças é tão importante, já que a interferência da infância na vida adulta é muito grande. Muitos até afirmam que os adultos são apenas uma extensão das suas vivências no passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *