MQC

A importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho

Dicas
Por: Cláudia Moreno
date_range 08/07/2023
chat_bubble 0

Não é segredo para ninguém que os relacionamentos interpessoais sejam no âmbito que for às vezes podem ser algo complicado, e mais quando se trata especificamente do ambiente de trabalho. Sem dúvida alguma é neste espaço onde passamos a maior parte do nosso dia e acabamos convivendo com todo tipo de pessoa. 

Logo, para ter uma melhor convivência com as demais pessoas que estão ao nosso redor é preciso ter inteligência emocional. Quando buscamos a definição de inteligência emocional, encontramos: “competência indispensável para lidar com mudanças e incertezas que a todo momento podem surgir na vida”. 

Sendo assim, quanto melhor uma pessoa se conhece e consegue entender com mais claridade o que está sentido, maior facilidade terá para lidar com certos sentimentos ou emoções. Desta maneira, no ambiente de trabalho esta capacidade ajuda muito, já que o indivíduo consegue controlar de maneira efetiva comportamentos impulsivos. Por consequência, de maneira direta consegue diminuir o estresse e evitar outros problemas no local de trabalho. 

Por tudo o exposto acima, na atualidade a inteligência artificial é vista como um diferencial e está sendo muito valorizada no mercado de trabalho. Para que você saiba um pouco mais sobre o tema, no post de hoje veremos a importância de possuir esta capacidade no ambiente de trabalho. Confira! 

Desenvolvendo habilidades interpessoais para trabalhar em equipe

Trabalhar em equipe pode se tornar um verdadeiro desafio em algumas ocasiões, por isso desenvolver habilidades interpessoais é cada vez mais valorizado. E não é para menos, já que elas permitem ter melhores relacionamentos com as pessoas que nos envolvemos, fazendo com que o espaço onde trabalhamos se torne mais agradável e harmônico

No entanto, para desenvolver estas habilidades é necessário ter muito autoconhecimento e prática. E para isto, capacitações e treinamentos são excelentes opções para que estas habilidades possam se desenvolver. Assim como também, palestras motivacionais, workshops ou eventos corporativos ajudam o trabalho em equipe, a comunicação interpessoal, entre outras competências.  

Como lidar com a pressão e o estresse no ambiente de trabalho

A pressão e o estresse são quase algo inevitável de acontecer no ambiente de trabalho, e isto tem se tornado um dos principais motivos da baixa produtividade e chegando até mesmo a causar doenças mentais, como por exemplo a síndrome de Burnout. 

Metas profissionais, curtos prazos de entrega, problemas pessoas, desequilíbrios emocionais, cobranças excessivas e insegurança, são algumas das causas mais comuns de estresse e pressão no trabalho. Por conseguinte, é preciso saber lidar com tudo isto. Veja a seguir algumas formas que ajudarão a lidar com este tipo de situação:

  • Organize sua rotina e anote as tarefas diárias, assim fica mais fácil visualizar as que precisam ser feitas com mais urgência.  
  • Descubra o que está te causando pressão e estresse. Identifique qual a fonte
  • Estabeleça limites, e não tenha medo de dizer não diante de certas tarefas. Se precisar, peça ajuda.
  • Evite levar problemas do trabalho para casa. É preciso se desligar da vida profissional quando termina a jornada de trabalho. 
  • Faça pausas durante o expediente laboral. Isto é realmente fundamental! Durante o dia pode fazer diversas pausas a cada duas ou três horas. Este pequeno intervalo pode durar de 10 a 15 minutos, os quais já serão os suficientes para que seu cérebro retome o fôlego. 

A importância do autoconhecimento na gestão das emoções no trabalho

Não há dúvidas que um profissional que conhece a si mesmo, como também suas dificuldades e competências, pode alcançar um melhor desempenho que um funcionário que mal conhece suas habilidades. 

O autoconhecimento ajuda diretamente a que o indivíduo conheça melhor suas qualidades e em que aspectos precisa melhorar para ter um melhor rendimento. Assim como também, ajuda a diminuir a impulsividade e a que as pessoas sejam mais analíticas. Por consequência, diante de determinadas situações, a pessoa irá pensar melhor antes de atuar em determinadas situações. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *