MQC

Quando vale a pena fazer um financiamento

Mercado Financeiro
Por: Marcia Anotonello
date_range 06/03/2022
chat_bubble 0

Os brasileiros já estão acostumados a falar em financiamento, seja de imóvel, carro, moto. A dúvida é: financiar um bem vale realmente a pena?

O financiamento de um bem nem sempre pode ser um bom negócio, mas esse tipo de negociação é uma possibilidade para que muitas pessoas alcancem algo que sempre sonharam, como a casa própria.

Em qualquer tipo de decisão financeira que envolve prazos longos, é preciso avaliar muito bem.

Entenda o que é o financiamento

O financiamento nada mais é do que a compra de algum bem a longo prazo, principalmente de bens mais caros, como casas, apartamentos, carros, máquinas industriais e agrícolas e até mesmo recursos para comércios.

É praticamente a mesma coisa que um empréstimo: o banco contratado paga pelo bem adquirido e o valor do bem é repassado ao contratante para ser pago em parcelas, já acrescidas de juros e tarifas.

Enquanto o contratante está pagando pelo bem adquirido, pode usufruir normalmente do que foi comprado, mesmo que o bem não seja totalmente dele.

Um exemplo é no caso de venda. Caso a pessoa que financiou um carro ou uma casa e deseja vender esse bem. Será necessária a autorização do banco para a transação e o mesmo repassará a dívida ao novo comprador. Nesse caso, é possível pagar a dívida integralmente à vista ou assumir as parcelas do financiamento.

Independente de ser o novo comprador, caso as parcelas do financiamento não sejam pagas, o banco pode retomar o bem adquirido.

Apenas ao fim do pagamento de todas as parcelas, quando acontece a quitação, é que o banco emite um documento comprovando a posse do bem ao comprador.

Dependendo do tipo de bem a ser comprado, o financiamento também pode mudar de acordo com cada banco.

O valor do financiamento pode ser reduzido caso o comprador tenha uma parte que possa ser oferecida como entrada do pagamento.

Para a realização de um financiamento, é necessário apresentar a documentação exigida pelo banco, como documentos pessoais, comprovante de residência e de renda dos últimos 3 meses ou 1 ano e declaração do Imposto de Renda, no caso de trabalhadores autônomos e pessoas jurídicas.

Financiamento ou empréstimo 

Financiamento ou Empréstimo: Qual a melhor opção?

Financiamento ou Empréstimo: Qual a melhor opção?

Para escolher se vale a pena fazer um financiamento ou um empréstimo, realizando o pagamento à vista para a compra de um bem, é preciso levar em consideração alguns fatores.

Os juros são o detalhe mais importante. O ideal é pesquisar o máximo que puder para comparar as taxas de juros dos diversos bancos.

Confira também se existe a possibilidade de um desconto para efetuar o pagamento à vista. Nesse caso, se for atrativo, é melhor contratar um empréstimo e efetuar o pagamento da compra à vista.

Uma outra opção para a aquisição de um bem é o consórcio. Nele, as parcelas costumam ter um valor menor e à primeira vista, isso parece ser vantajoso.

Mas quem opta por fazer um consórcio deve ter paciência, já que não há como prever uma data em que a pessoa receberá o bem por sorteio.

Se você está negativado, pode tentar realizar um empréstimo com instituições confiáveis. Só não vale deixar os planos no papel… organize-se e execute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *