MQC

PIX parcelado deve substituir o cartão de crédito? Entenda melhor

Cartão de Crédito
Por: Willames Sales
date_range 12/07/2022
chat_bubble 0

As novidades da tecnologia estão no nosso dia a dia não há muito tempo. Com isso, as formas que você, seus conhecidos e todas as pessoas fazem transações financeiras acabou mudando também. Por isso, diversas discussões sobre o PIX parcelado também apareceram nos assuntos das pessoas.

Então, a dúvida sobre os impactos que o PIX parcelado pode causar é muito grande. Se você é uma pessoa que usa muito o cartão de crédito, sabe que sua principal vantagem é poder parcelar as compras e dividir o valor total do produto em algumas vezes.

Confira: Skyscanner, como viajar de avião gastando menos

Portanto, para aqueles usuários que sempre usaram cartões de crédito e PIX ao mesmo tempo, seria muito útil ter a função de parcelar por PIX. Sendo assim, foi isso que o PIX pensou para incrementar como novidade na função principal.

Antes do lançamento oficial, muitas empresas e bancos, como o Santander, MercadoPago e PicPay, já incrementavam o PIX parcelado para as compras. Agora essa função será oficial e tem lançamento previsto para 2023. Então, veja agora o que mudou e como isso pode mudar seu dia a dia!

Pix parcelado deve substituir o cartão de crédito? Entenda melhor

Pix parcelado deve substituir o cartão de crédito? Entenda melhor / Créditos de imagem pixabay

PIX parcelado ou cartão de crédito

Agora, considerando o lançamento oficial do PIX parcelado, uma dúvida pode ter vindo à sua cabeça: o PIX parcelado é melhor que o cartão de crédito? Na verdade, depende muito de para quê você vai usar. Cada situação pede uma forma de pagamento, então confira as diferenças.

Sendo assim, confira alguns fatos sobre as duas formas de pagamento. O cartão de crédito te permite parcelar uma compra em mais vezes sem ser atingido por altas taxas de juros, o que pode ser desagradável. Ao mesmo tempo, o PIX te permite parcelar compras em empresas menores, que não possuem máquinas para cartão.

Portanto, para as pessoas que costumam fazer compras rápidas no dia a dia, e não querem perder muito tempo ou espaço na carteira com os cartões de crédito, o PIX parcelado é a melhor opção. Porém, caso você vá comprar algo que tenha que dividir em muitas vezes, opte pelo cartão de crédito.

Leia também: cartão de crédito, existe seguro para o meu cartão?

Ou seja, ambas as formas de pagamento têm suas vantagens e desvantagens. O fim do cartão de crédito é algo que poderia assustar algumas pessoas, mas esse não é o caso. O cartão de crédito não vai acabar, apenas o PIX que ganhará uma nova função.

PIX parcelado sem juros

A ideia de ter um PIX parcelado sem juros pode ser uma mudança muito drástica. Como você leu acima, o PIX parcelado se difere dos cartões de crédito por conta da alta taxa de juros. Porém, se você propor um PIX parcelado sem juros, isso pode ser um sinal de aviso aos bancos.

Então, a principal desvantagem dos cartões de crédito é o transporte físico. Por mais que seja apenas um cartão, algumas pessoas se incomodam em ter que levar o objeto físico toda vez que for fazer uma compra. Sem dúvidas, pode ser inconveniente ter que usar o cartão físico todas as vezes.

Pix parcelado deve substituir o cartão de crédito? Entenda melhor

Pix parcelado deve substituir o cartão de crédito? Entenda melhor / Créditos de imagem freepik

Agora, caso você tenha a opção de fazer uma compra parcelado, sem ter que pagar a mais por isso, o PIX parcelado seria perfeito. Se isso se tornar algo real, você vai ver muita diferença no dia a dia, nas compras e vendas e formas de propaganda que as empresas vão começar a usar.

Portanto, tendo essas características em mente, é muito provável que essa função comece a aparecer no PIX nos próximos meses. Isso porque é muito difícil que os gerentes da função deixem essa oportunidade passar.

Então, se você tem curiosidade em saber o que está acontecendo no mundo das finanças, continue vendo nossas matérias. Entenda mais sobre os principais assuntos da atualidade no sentido financeiro dos principais assuntos!

Passagens aéreas: qual o melhor horário pra comprar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *