MQC

Banco Central: como faço para consultar meu CPF? Veja os detalhes

Bancos
Por: Willames Sales
date_range 18/09/2022
chat_bubble 0

Como consultar dividas do seu CPF ou CNPJ. Você lembra quando foi a última vez que você verificou a situação do seu documento? Então a melhor parte disso é que essa consulta pode ser feita diretamente no registro plataforma do Banco Central.

Para saber se existe pendencias no seu Cadastro de Pessoa Física, é muito importante  regularizá-lo o mais rápido possível e manter suas finanças em dia. No entanto, a melhor parte é que essa consulta pode ser feita diretamente no registro da plataforma do Banco Central.

Confira: Nubank aumentou o limite de 500 mil clientes, veja se o seu subiu

Realizar a consulta junto ao Banco Central 

Muitos ainda não conhecem como fazer essa consulta junto Banco Central. Mas que é bastante simples. E se você ainda não fez  essa verificação, saiba que o documento pode até mesmo está irregular, inativo ou suspenso na Receita Federal. Além disso, o CPF pode até estar negativado em birôs de crédito, como o Serasa, devido às dívidas que não foram quitadas.

O famoso “nome sujo”, que cerca de 60 milhões de brasileiros inadimplentes possuem, segundo os dados de inadimplência do Brasil, estudos mais recentes sobre o endividamento do Serasa. Quer saber como consultar, de forma prática e rápida? Continue a leitura!

Como faço para consultar meu CPF no Banco Central? Veja os detalhes

Como faço para consultar meu CPF no Banco Central? Veja os detalhes / crédito de imagem Freepik

Registro do Banco Central como funciona

Com o documento gerado de forma digital, gracas ao Banco Central, é possível verificar o histórico de contas ativas e inativas, dividas, financiamentos e empréstimos relacionados ao seu CPF ou CNPJ. Então confira abaixo mais detalhes sobre!

O registro criado pelo Banco Central, é possível fazer a consulta gratuita de relatórios com informações sobre operações de crédito, e também verificar o relacionamento com as instituições financeiras. Portanto, para acessar e usar os recursos da plataforma, é necessário ter um perfil no gov.br.

Após a conta criado no gov.br, você pode validar através de uma conta no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itau, Santander, Sicoob ou Sicred e depois realizar a sua consulta.

Leia também: Empréstimo consignado do Banco do Brasil, veja como funciona

O registro no Banco Central

Para acessar o registro no Banco Central, é preciso que você o ative utilizando a internet banking ou o aplicativo da instituição, no caso do internet banking, por segurança mandara uma frase para o registro do Banco que o usuário utilizara.

Em outras formas de credenciamentos há possibilidade de envio de carta ou pessoalmente, mas ambas as formas, estão suspensas por conta da pandemia.

 Informações do BC

O registro do (BC) é um extrato do registro de informações do Banco Central do Brasil que consolida dividas. Portanto, as operações de créditos e câmbio de uma pessoa com uma determinada instituição financeira. O painel permite consultar online pelo computador.

Como faço para consultar meu CPF no Banco Central? Veja os detalhes

Como faço para consultar meu CPF no Banco Central? Veja os detalhes / crédito de imagem Freepik

O histórico de uma pessoa física ou jurídica gerado por Bancos, ou financeiras. Por meio do registro do Banco central também é possível. Por exemplo, descobrir a existência de todas as contas bancarias associadas, ativas ou inativas, saber as últimas dívidas liquidadas.

O registro do BC oferece opção

Além de obter relatórios de envio de valores para o exterior, o registro é utilizado também por muitos bancos e instituições. Tudo isso antes de aprovarem uma solicitação de crédito, com as consultas do SPC e na Serasa.

Ou seja, mesmo que o seu nome esteja limpo, os órgãos de proteção ao crédito e consulta apontaram as informações que influenciam na provação ou não da sua solicitação. O registro do BC oferece essas opções.

Informações relevantes sobre a sua vida financeira

De geração de três, tipos, de relatórios: operações cambiais, histórico de associação a instituições financeiras e a solicitação de crédito. Portanto, o banco de dados em que consta uma lista de instituições em que você tem ou já teve algum tipo de relacionamento.

É por meio do CPF que informações relevantes sobre a sua vida financeira são registradas como dividas, processo, pagamentos, ações judiciais e outros. Portanto, o seu CPF tem as informações que são as principais fontes de consulta das empresas.

Confira: Empréstimo consignado do Banco Inter, veja aqui os detalhes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *